This is an old revision of the document!
O objetivo da disciplina é proporcionar aos alunos os fundamentos de sistemática e biogeografia, além de noções básicas de taxonomia, classificação e nomenclatura biológica. O curso é orientado através dos conceitos teóricos e práticos do método filogenético, com ênfase nas suas interações com o estudo da biodiversidade e evolução biológica. Métodos alternativos são também discutidos. O conteúdo é apresentado na forma de aulas expositivas e estudos práticos dirigidos. O objetivo é capacitar o aluno a entender e organizar informação biológica de uma forma comparativa e filogeneticamente coerente.
Dra. Elen Arroyo Peres [Depto. de Zoologia]
Dr. Fernando Portella de Luna Marques [Depto. de Zoologia]
Dr. Renato Mello Silva [Depto. de Botânica] CONTATO
Alfredo Leonardo Porfirio de Sousa [DO-Zoologia]
Bruna Trevisan Souza Szucko [DO-Zoologia]
Kleber Mathubara Leite [DO-Zoologia]
Robberson Bernal Setubal [ME-Botânica]
Giovanni Cardoso dos Santos Correia [GRAD - 016]
Pedro Goulart Suzuki [GRAD - 019]
Sofia Celedon Andre [GRAD - 018]
João Pedro Alcino Barbosa [GRAD - 018]
Aulas Teóricas: Auditório Geral da Zoologia (IB/USP)
Aulas Práticas: Sala de Anatomia do Bloco Didático (IB/USP)
Aulas às sextas-feiras, das 14:00 as 18:00 (Diurno) e das 19:00 as 23:00 (Noturno)
Atendimento ao aluno: Todas as quartas-feiras (exceto semanas de provas), sala 143, Zoologia das 17:00 as 19:00 hrs.
Exercício 1 - 2a. Semana: 06 de março de 2020. PDF
Figura suplementar (será fornecida em sala de aula):PDF
Exercício 2 - 3a. Semana: 13 de março de 2020. PDF
Exercício 3 - 4a. Semana: 20 de março de 2020. PDF
Exercício 4 - 5a. Semana: 27 de março de 2020. PDF
Exercício 5 - 6a. Semana: 03 de abril de 2020. PDF
Exercício 6 - 7a. Semana: 17 de abril de 2020 (em aula) PDF
Exercício 7 - 8a. Semana: 04 de maio de 2020. PDF
Exercício 8 - 9a. Semana: 08 de maio de 2020. PDF
Exercício 9 - 10. Semana: 15 de maio de 2020. ZIP
Exercício 10 - 12. Semana: 22 de maio de 2020. PDF
Aula 1: 28 de fevereiro de 2020 - Apresentação do curso e conceitos iniciais. PDF
Amundson, R. 2005. The changing role of the embryo in Evolutionary thought.
Levit & Meister. 2006. The history of essentialism vs. Ernst Mayr’s ‘‘Essentialism Story’’.
PSB 2013: Identificação Biológica
PSB 2013: Classificações Zoologicas
PSB 2013: Nomenclatura Biológica
Dupuis, C. 1984. Willi Hennig's impact on taxonomic thought.
Gibbs, P. 1996. What is Occam's razor?
Omland et al. 2008. Tree thinking for all biology.
Page, R. & Charleston, M.A. 1994. Trees within trees: phylogeny and historical association.
|Rieppel, O. 2011. Willi Hennig's dichotomization of nature.
Claridge, M.F. 2010. Spécies are real biological entities.
Ereshefsky, M. 2011. Mystery of mysteries: Darwin and the species problem.
Hey, J. 2006. On the failure of modern species concepts.
Mishler, B.D. 2010. Species are not uniquely real biological entities.
Pinna, M.C.C. 1999. Species concepts and phylogenetics.
Hull, D. 1988. Science as a Process: Up from Aristotle - Chapter 3.
Lipscomb, D. 1998. Basics of Cladistic Analysis.
Introdução à Sistemática: Aristóteles a Sistemática Evolutiva
Código | Quiz 01 | Quiz 02 | Quiz 03 | Quiz 04 | Quiz 05 | Quiz 06 | Quiz 07 | Quiz 08 | Quiz 09 | Quizz 10 | Quizz 11 | Média | Média Final |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
0000000 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
Código | Quiz 01 | Quiz 02 | Quiz 03 | Quiz 04 | Quiz 05 | Quiz 06 | Quiz 07 | Quiz 08 | Quiz 09 | Quizz 10 | Quizz 11 | Média | Média Final |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
0000000 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |