O objetivo da disciplina é proporcionar aos alunos os fundamentos de sistemática e biogeografia, além de noções básicas de taxonomia, classificação e nomenclatura biológica. O curso é orientado através dos conceitos teóricos e práticos do método filogenético, com ênfase nas suas interações com o estudo da biodiversidade e evolução biológica. Métodos alternativos são também discutidos. O conteúdo é apresentado na forma de aulas expositivas e estudos práticos dirigidos. O objetivo é capacitar o aluno a entender e organizar informação biológica de uma forma comparativa e filogeneticamente coerente.
Dr. Fernando Portella de Luna Marques [Depto. de Zoologia]
Dra. Juliana Hanna Leite El Ottra [Depto. de Botânica]
Marília Pessoa Silva
Rodrigo Salvador Bouzan
Ingrid Cristine Meireles
Pablo Kimy Mondragón Salinas
Leonardo Tadeu Lamazales
Gabriela Ribeiro Souza
Aulas Remotas Teórico/Praticas: Serão realizadas via Plataforma ZOOM todas as sextas-feiras, das 15:00 as 17:00 (Diurno) e das 20:00 as 22:00 (Noturno).
Amundson, R. 2005. The changing role of the embryo in Evolutionary thought.
Levit & Meister. 2006. The history of essentialism vs. Ernst Mayr’s ‘‘Essentialism Story’’.
PSB 2013: Identificação Biológica
PSB 2013: Classificações Zoologicas
PSB 2013: Nomenclatura Biológica
Dupuis, C. 1984. Willi Hennig's impact on taxonomic thought.
Gibbs, P. 1996. What is Occam's razor?
Omland et al. 2008. Tree thinking for all biology.
Page, R. & Charleston, M.A. 1994. Trees within trees: phylogeny and historical association.
|Rieppel, O. 2011. Willi Hennig's dichotomization of nature.
Claridge, M.F. 2010. Spécies are real biological entities.
Ereshefsky, M. 2011. Mystery of mysteries: Darwin and the species problem.
Hey, J. 2006. On the failure of modern species concepts.
Mishler, B.D. 2010. Species are not uniquely real biological entities.
Pinna, M.C.C. 1999. Species concepts and phylogenetics.
Hull, D. 1988. Science as a Process: Up from Aristotle - Chapter 3.
Lipscomb, D. 1998. Basics of Cladistic Analysis.